quarta-feira, 27 de maio de 2009

Simulações no Ensino

O surgimento de tecnologias baseado no uso do computador, associado a aparatos pedagógicos fundamentados em paradigmas educacionais, tornam-se poderosos contribuintes ao processo de ensino/aprendizagem à medida que a escola se apropria de maneira adequada desta nova possibilidade. A informática como tecnologia e como técnica, vem ocupando um lugar cada vez mais privilegiado entre as tecnologias de ponta e entre as atividades modernizadoras da ciência, da economia, educação e das sociedades contemporâneas. Desta forma, segundo Papert (1980) é preciso partir para um entendimento com o computador tornando-o um parceiro que providencia oportunidades de aprendizagem.
Para Moraes (1997) o novo cenário cibernético, informático e informacional não vem apenas marcando o cotidiano com modificações socioeconômicas e culturais, vem também mudando a maneira de pensar, conhecer e aprender o mundo. Com a informatização, está surgindo um novo tipo de gestão social do conhecimento, na medida em que é utilizado o modelo digital que não é lido ou interpretado como um texto clássico, mas explorado de forma interativa (LÉVY, 1994).

Um comentário:

Karina Mota disse...

Estou tentando fazer justamente meu artigo baseado neste tema, de como a Cibercultura é importante para a Pedagogia do novo milênio.
E quanto ao comentário da velhinha, não podemos esperar 30 anos pois estaremos sempre obsoletos em função da velocidade que as interfaces vem surgindo. =D