quarta-feira, 27 de maio de 2009

Simulações no Ensino

O surgimento de tecnologias baseado no uso do computador, associado a aparatos pedagógicos fundamentados em paradigmas educacionais, tornam-se poderosos contribuintes ao processo de ensino/aprendizagem à medida que a escola se apropria de maneira adequada desta nova possibilidade. A informática como tecnologia e como técnica, vem ocupando um lugar cada vez mais privilegiado entre as tecnologias de ponta e entre as atividades modernizadoras da ciência, da economia, educação e das sociedades contemporâneas. Desta forma, segundo Papert (1980) é preciso partir para um entendimento com o computador tornando-o um parceiro que providencia oportunidades de aprendizagem.
Para Moraes (1997) o novo cenário cibernético, informático e informacional não vem apenas marcando o cotidiano com modificações socioeconômicas e culturais, vem também mudando a maneira de pensar, conhecer e aprender o mundo. Com a informatização, está surgindo um novo tipo de gestão social do conhecimento, na medida em que é utilizado o modelo digital que não é lido ou interpretado como um texto clássico, mas explorado de forma interativa (LÉVY, 1994).

sábado, 23 de maio de 2009

"Ciber Questões"

O que é cibercultura? Que movimento social e cultural encontra-se oculto por trás deste fenômeno técnico? Podemos falar de uma nova relação com o saber? Quais são as mutações que a cibercultura gera na educação e na formação? Quais são as novas formas artísticas relacionadas aos computadores e às redes? Como o desenvolvimento do ciberespaço afeta o espaço urbano e a organização do território? Em outras palavras, quais são as implicações culturais das novas tecnologias?
A pensar...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

... ao abordar a relação entre tecnologia e sociedade, o resultado final depende de um complexo padrão de interação dialética, uma vez que muitos fatores, inclusive criatividade e iniciativa empreendedora, intervêm no processo de descoberta científica, inovação tecnológica e aplicações sociais. Embora não determine a evolução histórica e a transformação social, a tecnologia, ou a sua falta, incorpora a capacidade de transformação das sociedades, bem como os usos que as sociedades, sempre em processo conflituoso, decidem da a seu potencial tecnológico.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

O Desktop

A verdadeira mágica dos computadores gráficos deriva do fato de eles não estarem amarrados ao velho mundo analógico dos objetos. Podem imitar muito desse mundo, é claro, mas são também capazes de adotar novas identidades e desempenhar novas tarefas que não têm absolutamente nenhum equivalente no mundo real. As pessoas que se apaixonam por seus computadores, o fazem por isso. Viciam-se porque suas máquinas fazem coisas que nnunca pensaram ser possíveis. Odesign de interface deveria refletir essa novidade, essa amplitude de possibilidades.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Culturas e comunicação


Culturas consistem em processos de comunicação. E todas as formas de comunicação são baseadas na produção e consumo de sinais. Portanto, não há separação entre realidade e representação simbólica. E em todas as sociedades, a humanidade tem existido em um ambiente simbólico e atuado por meio dele. (Castells, 1999)

segunda-feira, 31 de março de 2008

Cultura da Interface


Para Steven Johnson, filtros de informação vão nos guiar através dessa transição, traduzindo zeros e uns da linguagem digital nas imagens mais conhecidas, analógicas, da vida cotidiana. Essas metáforas, esses mapeamentos de bits virão para ocupar praticamente todas as facetas da sociedade contemporânea: trabalho, divertimento, amor, família, arte elevada, cultura popular, política. Mas a forma propriamente dita será a mesma, apesar de suas muitas aparências, a labutar continuamente nessa estranha zona entre o meio e a mensagem. Essa zona é o que chamamos de interface.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Papel da TI

A vasta disponibilidade de tecnologia da computação a custo acessível mudou dramaticamente a maneira como as pessoas adquirem, processam, armazenam, recuperam, transmitem, comunicam e usam a informação.
A aplicação de Sistemas de Informação - SI, permitiu que pessoas, grupos e organizações fizessem gestão de suas informação eficaz e eficentemente.