segunda-feira, 7 de maio de 2007

Cultura de massa, homem de massa?

Alguns críticos da cultura de massa temiam que a sociedade industrial e a mídia industrial houvessem criado um homem de massa, capaz de ser manipulado por propaganda. O pioneiro jornailista e pensador Walter Lippmann (1961) observou que a mídia estava ajudando a criar opiniões públicas largamente adotadas e a construir estereótipos, na audiência, quanto ao mundo e outros povos.
Um grupo de acadêmicos alemães, conhecido como Escola Sociológica de Frankfurt, refugiou-se no s Estados Unidos para escapar da Alemanha nazista nos anos 30. Eles estavam chocados com a maneira como o povo alemão podia ser levado a cometer a agressão da Seguda Guerra Mundial e, pior ainda, as atrocidades do Holocausto.
À procura de explicações de como o povo alemão pôde fazer tais coisas, eles observaram a manipulação do público alemão como uma audiência de massa sujeita à propaganda tanto do governo quanto da mídia privada alemã.
Seguindo tal linda de pensamento, os interesses desse grupo expandiram-se para examinar como as culturas e audiências de massa de outras sociedades são manipuladas, não apenas por governos tal como o regime nazista, mas também pelas indústrias culturais voltadas para a produção de dinheiro a partir da cultura de massa, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos (Adorno, 1991)

3 comentários:

Unknown disse...

Como não se deixar influenciar pela massa? Pelo popular? Pela evidência? Não acho possível. Talvez se nos refugiassemos em alguma cultura abastada ou numa ilha "perdida". Não, nem mesmo assim. A "massa" local nos influenciaria e seríamos engolidos pela cultura deles tb...

acasasemespelhos disse...

Oi, Gustavo

Aproveita e dá uma cehgadinha no meu blog.
http://acasasemespelhos.blogspot.com

Puliquei um textinho sobre a Teoria Hipodérmica.

Daniela Espínola disse...

Professor,
A Escola de Franckfurt traz um ar de "pessimismo" conceitual dizendo que a massa é facilmente manipulada. Ela foi essencial na época pois os teóricos que a antecederam amenizavam (pra não dizer que neutralizavam) o efeito dos media na sociedade. Mas como diz Umberto Eco não devemos ser nem Apócalíticos nem Integrados...