terça-feira, 31 de agosto de 2010

TI no Brasil

Segundo estudos da Fundação getúlio Vargas, tem crescido o investimento por setor e cenário do segmento de ERP no Brasil.

Gastos e Investimentos em Informática (média e por setor) % do faturamento líquido:

Indústria - 2007 (3,80%); 2009 (4,10%)
Comércio - 2007 (2,60%); 2009 (2,80%)
Serviços - 2007 (8,00%); 2009 (9,00%)

Com estes índices é possível perceber a tendência de investimento de TI no Brasil, a qual segue em crescimento principalmente entre o segmento de serviços.

domingo, 15 de agosto de 2010

Convergência Digital

A Convergência Digital no Brasil tem sido um processo gradual e seletivo. Iniciada na da década de 90, mas não exclusivamente independente, alguns foram os fatores que contribuíram de forma direta para tal processo de abandono do analógico para o digital:

1. Evolução de Hardware;
2. Evolução de Software;
3. Telefonia Móvel;
4. Transmissão via Satélite;
5. Bancos de Dados;
6. Internet e Interatividade;
7. Políticas Públicas;

Fatores que contribuíram para o surgimento de uma sociedade da informação. Esta caracterizada pela busca da informação imediata, processada e em qualquer lugar no ciberespaço. Não importa onde a informação esteja, mas sim que esteja disponível, acessível e compatilhada.

Nesta sociedade da informação a convergência digital parece ser natural, imperceptível, transparente ao usuário. Mas é assim que deve ser: apenas um saneamento digital, onde correm os dados e são procesados em informação e conhecimento.

Ainda detalharei os fatores da CONVERGÊNCIA DIGITAL.

Abç galera