sexta-feira, 29 de maio de 2009

Universo Mecanicista

Ao trabalhar com os raciocínios indutivo e dedutivo, a ciência passou da observação dos fatos à criação de leis universais mediante hipóteses. Das leis, passou às teorias, ou destas aos fatos. O processo lógico-dedutivo está presente na matemática que, com sua linguagem, permitiu construir a imagem do mundo mecanicista, no qual os fenômenos seguem leis fixas e imutáveis. Desse determinismo universal decorreu um conhecimento utilitário e funcional que deu origem à idéia de que, para compreender o real, era preciso dominar e transformar o mundo. Manipulá-lo pela técnica.
A técnica, ao servir de base para a Revolução Industrial, aumentou também o poder de manipulação do homem sobre a natureza. Uma população constituída de trabalhadores rurais foi sendo substituída por operários ocupados com a produção e a distribuição de bens industriais, em decorrência da aplicação real e efetiva dos conhecimentos técnico-científicos na indústria. Foi a técnica produzida pela ciência, transformando a sociedade pelo desenvolvimento tecnológico, que, por sua vez, desenvolveu-se, ampliando e transformando a própria ciência.
Segundo Severini (1993), as perspectivas epistemológicas da Idade Moderna apoiavam-se nas luzes naturais da razão que, na realidade, só podem iluminar o objeto se ele estiver articulado e montado na consciência.
Para Moraes (1997), o pensamento cartesiano-newtoniano também influenciou de forma significativa a educação e formação de novas gerações. Porém ao invés de produzir as transformações necessárias para o desenvolvimento harmonioso do ser humano, a educação brasileira atual continua gerando padrões de comportamento preestabelecidos, com base em um sistema de referência que ensina a não questionar, a não expressar o pensamento divergente, a aceitar passivamente autoridade, a ter certeza das coisas, entre outros aspectos.
A escola atual permanece influenciada pelo universo estável e mecanicista de Newton, pelas regras metodológicas de Descartes, pelo determinismo mensurável, pela visão fechada de um universo linearmente concebido. Continua dividindo o conhecimento em assuntos, especialidades, fragmentando o todo em partes, separando a história em fatos isolados, sem se preocupar com a integração, a continuidade e a síntese. É o professor o único responsável pela transmissão do conteúdo. Segundo Freire (1987), é uma educação que deposita no aluno informações, dados, fatos, uma educação em que o professor é quem detém o saber, a autoridade, é quem dirige o processo e representa um modelo a ser seguido.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Simulações no Ensino

O surgimento de tecnologias baseado no uso do computador, associado a aparatos pedagógicos fundamentados em paradigmas educacionais, tornam-se poderosos contribuintes ao processo de ensino/aprendizagem à medida que a escola se apropria de maneira adequada desta nova possibilidade. A informática como tecnologia e como técnica, vem ocupando um lugar cada vez mais privilegiado entre as tecnologias de ponta e entre as atividades modernizadoras da ciência, da economia, educação e das sociedades contemporâneas. Desta forma, segundo Papert (1980) é preciso partir para um entendimento com o computador tornando-o um parceiro que providencia oportunidades de aprendizagem.
Para Moraes (1997) o novo cenário cibernético, informático e informacional não vem apenas marcando o cotidiano com modificações socioeconômicas e culturais, vem também mudando a maneira de pensar, conhecer e aprender o mundo. Com a informatização, está surgindo um novo tipo de gestão social do conhecimento, na medida em que é utilizado o modelo digital que não é lido ou interpretado como um texto clássico, mas explorado de forma interativa (LÉVY, 1994).

sábado, 23 de maio de 2009

"Ciber Questões"

O que é cibercultura? Que movimento social e cultural encontra-se oculto por trás deste fenômeno técnico? Podemos falar de uma nova relação com o saber? Quais são as mutações que a cibercultura gera na educação e na formação? Quais são as novas formas artísticas relacionadas aos computadores e às redes? Como o desenvolvimento do ciberespaço afeta o espaço urbano e a organização do território? Em outras palavras, quais são as implicações culturais das novas tecnologias?
A pensar...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

... ao abordar a relação entre tecnologia e sociedade, o resultado final depende de um complexo padrão de interação dialética, uma vez que muitos fatores, inclusive criatividade e iniciativa empreendedora, intervêm no processo de descoberta científica, inovação tecnológica e aplicações sociais. Embora não determine a evolução histórica e a transformação social, a tecnologia, ou a sua falta, incorpora a capacidade de transformação das sociedades, bem como os usos que as sociedades, sempre em processo conflituoso, decidem da a seu potencial tecnológico.